Toda Leveza do Rústico

Toda Leveza do Rústico

Esse estilo geralmente é associado a antigas casas de campo, mas a verdade é que ele pode ser aplicado a qualquer tipo de moradia, seja ela na cidade ou na praia. O estilo rústico traz frescor e nostalgia para dentro de casa!

Foto por Artazum

Já que rusticidade significa, literalmente, indelicadeza, grosseria e incivilidade, permita que apareça na decoração a essência dos materiais, como a mais pura característica da madeira: nós, veios de diferentes cores, sulcos profundos, etc. Tudo o que informar: “sou madeira de verdade”, pode ser visto como elemento rústico.

Foto por Olha Sydorenko

A palavra rústica está relacionada ao ambiente rural e à elementos com formas naturais e em sua forma bruta, trazendo muitas texturas e um acabamento pouco delicado. Por isso, decore sem medo! Use peças antigas e reaproveitadas de outras épocas, sem renová-las por qualquer processo de restauração. Posicione esses itens no projeto com a harmonia que a ideia solicitar, e pronto ;)

Foto por JasminkaM

O charme do rústico é evidenciado por marcas profundas e gastas nos mobiliários. Os sofás são confortáveis e cobertos de almofadas e mantas de retalhos. Outras coisas também muito evidentes e que não podem faltar nesse estilo são a madeira e o ferro. Tudo o que é rústico faz menção a algo feito manualmente, tal e qual aos estilos que se baseiam nos hábitos rurais. Abuse de móveis com aspecto de madeira natural com imperfeições ou sinuosidades. Isso reforçará as intenções dessa tendência!

Foto por Digital Storm

As cores mais usadas seguem a linha do bege, tons terrosos e tonalidades pastel. Se o seu cliente mora em um lugar mais quente, opte por cores como areia e terra, pois elas dão sensações de frescor ao ambiente. Caso seu cliente more em um lugar mais frio, opte por cores como marrom e diferentes tonalidades de laranja. Por serem cores quentes, elas dão um toque mais acolhedor e trazem a sensação de calor para a decoração. O Rústico é plenamente adaptável justamente por não possuir regras claras!

Foto por Fusionstudio

Você pode utilizar prateleiras abertas e móveis sem porta, onde todos os itens ficam pendurados e à mostra, como era feito antigamente. Os móveis rústicos com tudo ao alcance das mãos, muitas vezes combinam com a proposta de organizar o que parece estar bagunçado.

Foto por Meagan Marchant

Quem pensa que esse estilo é baseado somente em itens antigos está enganado! Você também pode misturar elementos dos dias atuais e trazer mais personalidade ao trabalho. Hoje em dia isso funciona muito bem, visto que nem todo projeto pode ou precisa contemplar apenas um único estilo. Então, aproveite o rústico e faça dele o mais importante elemento da sua proposta. Ele provavelmente vai elevar o seu projeto a outro patamar :)

por Refresher